palabras clave: manuales escolares; imagen e ilustración; identidades; (anti)discriminación.

[1] Rodríguez, Jesús R. & Seoane, Denébola Á. (2017). A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares. Revista Lusófona de Educação, 36, 9-24.

[2] Sammler, Steffen (2018). History of the School Textbook. En Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 13-24). Palgrave Macmillan.

[3] Fuchs, Eckhardt & Henne, Kathrin (2018). History of Textbook Research. En Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 25-56). Palgrave Macmillan.

[4] Müller, Lars (2018). Colonialism. En Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 281-292). Palgrave Macmillan.

[5] Oliveira, Catarina R. (Coord.)(2020). Indicadores de integração de imigrantes: relatório estatístico anual 2020. 1ª ed. (Imigração em Números – Relatórios Anuais 5). Alto Comissariado para as Migrações.

Institución proponente: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FBAUP)
Institución colaboradora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP)

referencia 2022.05056.PTDC
financiamento FCT € 49.997,21
01.01.2023 — 31.08.2024

agradecimientos
  • Docentes y profesionales de la ilustración que contribuyeron con su tiempo al proyecto
  • Alda Goes (Biblioteca Nacional de Portugal)
  • António Modesto (ilustrador y profesor jubilado de la Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP))
  • Carla Azevedo (Porto Editora)
  • Cidália Lopes (docente de la Escola Básica de Arroteia)
  • David Neves (diseñador y colaborador de [in]visible)
  • Fabrício Fava (investigador integrado del i2ADS)
  • Gracinda Aires (docente en la Escola Básica de Arroteia)
  • Jan Düsterhöft (investigador del proyecto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
  • José Gonçalves (Serviços de Documentação e de Arquivo, Secretaria-Geral da Educação e Ciência)
  • Júlio Dolbeth (ilustrador y docente de la FBAUP)
  • Katarzyna Jez (investigadora del proyecto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
  • Luís Sá (Biblioteca Nacional de Portugal)
  • Maria Inês Cordeiro (Biblioteca Nacional de Portugal)
  • Marina Carvalho (docente de la Escola Básica de Arroteia)
  • Miguel Infante (Serviços de Documentação e de Arquivo, Secretaria-Geral da Educação e Ciência)
  • Riem Spielhaus (investigadora responsable del proyecto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
  • Tiago Pinho (técnico superior y investigador del i2ADS)
  • Vasco Teixeira (Porto Editora)