seminários
bruaá do [in]visível: discursos das imagens dos manuais escolares (18-19.07.2024). [Seminário final]. Catarina Casais, Cristina Ferreira, José Carlos de Paiva, Lurdes Gomes, Margarida Dias & Paulo Nogueira (Coords.). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. livro de resumos link
2º Seminário_Ilustrando a ausência com Júlio Dolbeth (19.02.2024). [Oficina/Seminário]. Catarina Casais, Cristina Ferreira, José Carlos de Paiva & Margarida Dias (Coords). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
+info em resultados > publicações artísticas de investigação
1º Seminário_Ver o invisível (14.03.2023).[Oficina/Seminário]. Margarida Dias, José Carlos de Paiva, Cristina Ferreira, Lurdes Gomes & Paulo Nogueira (Coords.). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
+info em resultados > publicações artísticas de investigação
oficinas
Animar Realidades (18.07.2024). [Oficina]. Catarina Casais, Camila Mangueira, Fabrício Fava. Bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
livro de resumos
TALLER En busca de identidades en los manuales escolares (28.05.2024). [Oficina]. Margarida Dourado. IV Encuentro Internacional de la red YUCUNET, Fundación Ludwig de Cuba, La Habana, Cuba. link
OFICINA Pensar identidades (in)visíveis em manuais escolares (17.11.2023). [Oficina]. Margarida Dias. 8ei_ea — VIII ENCONTRO INTERNACIONAL sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM), Maputo, Moçambique.
+info em resultados > publicações artísticas de investigação
entrevistas
Grupo de foco com professoras do ensino primário da EB1 Arroteia (29.01.2024). [Entrevista]. Catarina Casais, Margarida Dias e Paulo Nogueira (Coords.). EB1 Arroteia, Valbom, Portugal.
Conversa com professora Ariana Furtado do ensino primário da EB1 do Castelo (11.03.2024). [Entrevista]. Catarina Casais e Margarida Dias (Coords.). EB1 do Castelo, Lisboa, Portugal.
Conversa com António Modesto (17.05.2024). [Entrevista]. Catarina Casais, José Paiva e Margarida Dias (Coords.). Atelier de António Modesto, Porto, Portugal.
encontros
Encontro entre projetos “Queeres Leben” e “[in]visible” (26-28.02.2024). [Encontro]. Catarina Casais e Margarida Dias (Coords.). Georg Eckert Institute, Braunshweig, Alemanha.
partilhas à distância
Formulário para docentes do 1º ciclo do ensino básico (2024). [Inquérito online]. Catarina Casais e Margarida Dias (Coords). Portugal.
Formulário para designers e profissionais de ilustração (2024). [Inquérito online]. Catarina Casais e Margarida Dias (Coords). Portugal.
Formulário para editoras (2024). [Inquérito online]. Catarina Casais e Margarida Dias (Coords.). Portugal.
publicações
ARAÚJO, Marta. (2024). Travessias: a circulação de imaginários sobre o racial na história pública e escolar. [Desajustados – Coleção de textos falados (6)]. i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-80-2. DOI: 10.34626/2024/i2ads/978-989-9049-80-2. link
DIAS, Margarida Dourado. (2004). Editorial. Em Marta Araújo, Travessias: a circulação de imaginários sobre o racial na história pública e escolar. [Desajustados – Coleção de textos falados (6)] (pp. 3-4). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-80-2. DOI: 10.34626/2024/i2ads/978-989-9049-80-2. link
DIAS, Margarida Dourado. (2024). Archiving identities from Portuguese textbooks. The Value of Diversity in Arts Educational Research. Proceedings of ECER 2023. NW 29. Research on Arts Education. Glasgow, 22 – 25 August 2023, University of Girona – Dipòsit Digital, 30-41. link
FERREIRA, Cristina. (2024). Editorial. Em Fernando Hernández-Hernández, Pensar as imagens dos manuais escolares na perspectiva da cultura visual: a importância de saber o que as imagens fazem. [Desajustados – Coleção de textos falados (7)] (pp. 3-5). i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-81-9. DOI: 10.34626/2024/i2ads/978-989-9049-81-9. link
GOMES, Lourdes & FERREIRA, Cristina. (2024). Reflections on the Construction of a Textbook for Art Education. A Case Study of Two Textbooks from the Bauhaus School.The Value of Diversity in Arts Educational Research. Proceedings of ECER 2023. NW 29. Research on Arts Education. Glasgow, 22 – 25 August 2023, University of Girona – Dipòsit Digital, 42-54. link
HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando. (2024). Pensar as imagens dos manuais escolares na perspectiva da cultura visual: a importância de saber o que as imagens fazem. [Desajustados – Coleção de textos falados (7)]. i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-81-9. DOI: 10.34626/2024/i2ads/978-989-9049-81-9. link
DIAS, Margarida Dourado. (2023). Proyecto [in]visible. Em Gabriela Augustowsky & Damián Del Valle (Coord.), Territorios de la educación artística en diálogo (pp. 105-112). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Universidad Nacional de las Artes. ISBN 978-987-3946-28-8. link
DIAS, Margarida. (Maio 2023). Naturalizing Attitudes on Others Through Images in Portuguese Primary Textbooks. Arts and Research in Education: Opening Perspectives. Proceedings of ECER 2022 NW 29: Research on Arts Education: Yerevan (online), 6-10 September, 2022, University of Girona – Dipòsit Digital, 44-50. link
publicações artísticas de investigação
CASAIS, Catarina & DIAS, Margarida. (2024). [in]visible_thinking about identities in textbooks [Exposição artística de investigação]. Research Catalogue. DOI: 10.22501/i2ads.2790159. link
DIAS, Margarida & CASAIS, Catarina. (2024). [in]visible_illustrating the absence [Exposição artística de investigação]. Research Catalogue. DOI: 10.22501/i2ads.2628604. link
DIAS, Margarida & GOMES, Lurdes. (2023). [in]visible_seeing the invisible [Exposição artística de investigação]. Research Catalogue. DOI: 10.22501/i2ads.2090411. link
DIAS, Margarida, CASAIS, Catarina, FERREIRA, Cristina & GOMES, Lurdes. (2024). [in]visible time [Exposição artística de investigação]. Research Catalogue. link
comunicações
DIAS, Margarida & PAIVA, José Carlos de. (30.08.2024). Can the Images Be Another Thing? ECER 2024 – The European Conference on Educational Research.
Theme: Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future, Nicosia, Chipre. link
DIAS, Margarida & CASAIS, Catarina. (7.08.2024). Reflexões sobre a monocultura dos retratos de família nos manuais escolares. [Apresentação em conferência por submissão]. Conferência Internacional Contra-Imagem 2024. Cultura Visual e Pensamento Ecológico: re-imaginar as relações no mundo, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
livro de resumos link
NOGUEIRA, Paulo. (8.08.2024). Representações visuais e formas de especismo no manual de Estudo do Meio do 1a ciclo do ensino básico em Portugal – das (in)visibilidades às implicações éticas [Apresentação em conferência por submissão]. International Conference on the Counter-Image 2024. Visual Culture and Ecological Thinking: reimagining in the world, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. livro de resumos link
CASAIS, Catarina. (19.07.2024). Diálogo entre imagens: A perspetiva binária nos manuais escolares. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. link
FERREIRA, Cristina & GOMES, Lurdes. (19.07.2024). A dissociação do texto e da imagem, a importância da origem da imagem para a sua análise e questionamento. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. link
HERNÁNDEZ, Fernando. (19.07.2024). Pensar as imagens dos manuais escolares na perspetiva da cultura visual: do que mostram ao que fazem. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. link
PAIVA, José Carlos de. (19.07.2024). Imagens finais. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. link
ARAÚJO, Marta. (18.07.2024). Travessias: a circulação de imaginários sobre o racial na história pública e escolar. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal. link
DIAS, Margarida. (18.07.2024). Apresentação do [in]visible. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Porto, Portugal. link
NOGUEIRA, Paulo. (18.07.2024). A animalidade em nós: para uma política das espécies em educação artística. bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares [seminário final do projeto], Porto, Portugal. link
FERREIRA, Cristina. (18.07.2024). Representação da Mulher nos Manuais Escolares de Estudo do Meio do 1º Ano Após 1974: Uma Análise Crítica, no âmbito do projeto [in]visible [Apresentação em conferência por submissão]. ICRE2024 – 4th Porto International Conference on Research in Education, online. link
FERREIRA, Cristina. (25.05.2024). Desenhando Identidades: A Importância da Literacia Visual nos Manuais Escolares do 1º Ano do Ciclo Básico de Estudo do Meio [Apresentação em conferência por submissão]. 36.º Encontro Nacional da APECV e o 4º Congresso da Rede Ibero-Americana de Educação Artística (RIAEA), Vila Nova de Gaia, Portugal. link
DIAS, Margarida. (4.12.2023). Projeto [in]visible – arquivando representações de identidades de manuais escolares portugueses. Encontro Internacional de Arte/Educação · Grupos de Pesquisa enREDE. Instituto de Artes/UNESP, São Paulo, Brasil.
DIAS, Margarida. (17.11.2023). OFICINA Pensar identidades (in)visíveis em manuais escolares [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. 8ei_ea — VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística, Maputo, Moçambique. link
CASAIS, Catarina. (10.11.2023). [In]visibilidades do discurso. O manual escolar como catalisador na prática do Desenho [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. 1st International Conference on Textbooks: National and Global Historical Perspectives, Coimbra, Portugal. link
FERREIRA, Cristina. (10.11.2023). Discursos de poder nas ilustrações dos manuais de estudo do meio do 1.° ano do ensino básico [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. 1st International Conference on Textbooks: National and Global Historical Perspectives, Coimbra, Portugal. link
PAIVA, José Carlos de & DIAS, Margarida. (10.11.2023). Representações imagéticas de género nos manuais portugueses do 1.º ano de Estudo do Meio [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. 1st International Conference on Textbooks: National and Global Historical Perspectives, Coimbra, Portugal. link
DIAS, Margarida. (23.08.2023). Archiving identities from Portuguese textbooks [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. ECER 2023 Glasgow. The European Conference on Educational Research, Glasgow, United Kingdom. link
GOMES, Maria & FERREIRA, Cristina. (23.08.2023). Reflections on the construction of a textbook for teaching art. A case study of two textbooks from the Bauhaus School [Apresentação em conferência e oficina por submissão]. ECER 2023 Glasgow. The European Conference on Educational Research, Glasgow, United Kingdom. link
formação avançada
CASAIS, Catarina de Sousa. (17.11.2023). O Desenho como Verbo – Reflexões sobre linguagem na disciplina de Desenho A [Mestrado de Ensino em Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário]. Orientadora Ana Catarina Almeida. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. link