palavras-chave: manuais escolares;imagem e ilustração;identidades;(anti)discriminação.
[1] Rodríguez, Jesús R. & Seoane, Denébola Á. (2017). A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares. Revista Lusófona de Educação, 36, 9-24.
[2] Sammler, Steffen (2018). History of the School Textbook. In Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 13-24). Palgrave Macmillan.
[3] Fuchs, Eckhardt & Henne, Kathrin (2018). History of Textbook Research. In Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 25-56). Palgrave Macmillan.
[4] Müller, Lars (2018). Colonialism. In Eckhardt Fuch & Annekatrin Bock (Eds.), The Palgrave Handbook of Textbook Studies (pp. 281-292). Palgrave Macmillan.
[5] Oliveira, Catarina R. (Coord.)(2020). Indicadores de integração de imigrantes: relatório estatístico anual 2020. 1ª ed. (Imigração em Números – Relatórios Anuais 5). Alto Comissariado para as Migrações.
instituição proponente: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FBAUP)
instituição colaboradora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas
(CIIE/FPCEUP)
referência 2022.05056.PTDC
financiamento FCT € 49.997,21
01.01.2023 — 31.08.2024
agradecimentos
- Docentes, estudantes e profissionais da ilustração que contribuíram com algum tempo ao [in]visible
- Alda Goes (Sala de Leitura Geral, Biblioteca Nacional de Portugal)
- António Modesto (ilustrador e docente aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP))
- Carla Azevedo (Porto Editora)
- Cidália Lopes (docente da Escola Básica da Arroteia)
- David Neves (designer e colaborador do [in]visible)
- Fabrício Fava (investigador integrado do i2ADS)
- Gracinda Aires (docente da Escola Básica da Arroteia)
- Jan Düsterhöft (investigador do projeto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
- José Gonçalves (Serviços de Documentação e de Arquivo, Secretaria-Geral da Educação e Ciência)
- Júlio Dolbeth (ilustrador e docente da FBAUP)
- Katarzyna Jez (investigadora do projeto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
- Luís Sá (Biblioteca Nacional de Portugal)
- Maria Inês Cordeiro (Biblioteca Nacional de Portugal)
- Marina Carvalho (docente da Escola Básica da Arroteia)
- Miguel Infante (Serviços de Documentação e de Arquivo, Secretaria-Geral da Educação e Ciência)
- Riem Spielhaus (investigadora responsável do projeto Queer Life. Queer Diversity and Heteronormativity in Textbooks, Georg Eckert Institute)
- Tiago Pinho (técnico superior e investigador do i2ADS)
- Vasco Teixeira (Porto Editora)